sexta-feira, 12 de março de 2010

6ª FEIRA - "EU JURO QUE VI"

ADEUS GLAUCO!



Fiquei chocada ao ler hoje de manhã sobre o assassinato do cartunista Glauco e do filho dele, vítimas de um assalto. Mais um. Dentro da própria casa.

Quem acha que não conhece o Glauco, engana-se. Quem nunca leu uma tirinha da Dona Marta, do Geraldão, do Casal Neuras....

Glauco tinha um talento único, tanto é que Angeli e Henfil não hesitaram em apadrinhá-lo logo que o conheceram.

Sempre fui sua fã, até que um dia, há muitos anos atrás, tive a oportunidade de fazer um trabalho com ele para uma exposição. Naquela época ele não sabia nada de computação gráfica, e fui a sua mão desenhando suas idéias no computador. Ele bem que queria desenhar mas ficava nervoso e me lembro bem que tentou várias vezes rabiscar com o mouse mas seus personagens se tornavam irreconhecíveis. Ficava ainda mais nervoso e ria ao mesmo tempo. Seu negócio, como dizia ele, era o papel e o lápis mesmo.
Foi muito divertido e cheguei a brincar com ele dizendo que publicaria seus desenhos feitos no computador para todo mundo ver. Ele me fez jurar que não faria isso e infelizmente tive que deletá-los na sua frente para que acreditasse.
Rimos muito juntos. Ele não imaginava que estava na frente de uma fã, orgulhosíssima da oportunidade de desenhar junto com ele, oportunidade essa que nunca me esqueci. Lembro como se fosse hoje. E olha que isso foi lá pelos meados de 1992.
Quanto tempo....
No final do trabalho, depois de algumas semanas de muitos desenhos, boas risadas, cafezinhos e bate papo, o trabalho ficou pronto e junto com outros artistas, lá estava ele participando da I Mostra de Computação Gráfica, meio cabreiro com o resultado, mas feliz.

Nunca mais tive contato com ele, mas continuei sua fã e lendo diariamente na Folha as suas tirinhas hilárias. E vou continuar lendo, mesmo que daqui um tempo elas comecem a se repetir, porque infelizmente ele não está mais aqui para deixar meu dia, logo pela manhã, durante o café, mais divertido.

Espero, sinceramente que esses assassinos tenham o mesmo fim. Que sejam pegos por essa polícia que mais remedia do que previne.

Glauco tinha razão quando criou um dos seus presonagens, o Zé do Apocalipse. E´o fim do mundo....mas sem nenhuma graça.

quinta-feira, 11 de março de 2010

5ª feira - Dia de "HOMENS E MULHERES"




EU ACHO QUE EU VI UM GATINHO....


Um dia, em um impulso causado pela solidão, Laura resolveu que iria comprar um gato. Um lindo gato persa, quem sabe. Ou um angorá. Vira lata nem pensar. Não são muito meigos, destroem a casa, são ariscos e nada interativos. Queria um bichano tranquilo, fofo, independente e ao mesmo tempo carinhoso. De preferencia que durma bastante.

Começou a observar todas as vitrines de pet shops na esperança de encontrar seu tão sonhado companheiro de quatro patas uma vez que os de duas necessitava de mais empenho, paciencia, conversa, um belo corpo, depilaçao, etc…. 

E foi durante esta pesquisa de mercado que ela descobriu o mundo animal. 

Imaginava que nessas lojas se encontrassem somente cães e gatos e acabou se deparando com coelhos, preás, pássaros de todas as cores e sons, peixes estranhos, répteis meio nojentinhos, mini camundongos, ou melhor, ramster que não servem pra nada e até cobras.  E seu lindo gato nada. Só encontrava aqueles ruivinhos.

Foi então que começou a pensar que realmente seu destino talvez fosse viver sozinha, muito contra gosto, afinal nem um gato quadrúpede era capaz de trazer pra dentro da sua casa.

Um dia conversando com seus amigos de trabalho, pois ela era a única mulher no seu departamento, confessou seu projeto de adoção. 

Todos se espantaram pois a colega não passava essa ideia de mulher. Todos imaginavam um tipo independente, auto suficiente e que preservava a sua liberdade acima de tudo. Tudo bem que eles também achavam meio estranho o fato dela trabalhar ali há tanto tempo e nunca ter citado a famosa frase: to namorando um cara…ou ….meu namorado…..etc e tal. Uma vez, um deles, gay assumido e feliz, perguntou muito sutilmente se ela era lésbica. Mas  viu que ela era encalhadinha mesmo.

De qualquer modo, aos olhos dos seus amigos de trabalho não era o tipo de mulher azeda ou mau humorada pelo fato de ser solteira, muito pelo contrario, participava de todas as brincadeiras que eles faziam em relaçao ao seu estado civil e sempre dizia que não tinha casado ainda porque ninguém queria casar com ela….

Discursos feministas do tipo homem ronca, não quero lavar cuecas, exijo meu espaço e preservo minha liberdade nunca saíram da sua boca.


Pois muito bem, neste dia de confissão, quando disse em alto e bom tom que queria adotar um gato, um dos seus companheiros de trabalho, o mais chegado e mais divertido e com quem ela as vezes até trocava umas confidências, permaneceu mudo, concentrado no seu trabalho enquanto todos davam palpites de raça, cor e até o nome que teria o seu felino.

Foi quando, depois de tudo mais ou menos acertado, ou seja, todos procurariam saber de alguém que tivesse uma gata gravida ou um pet shop decente, seu amigo se vira, olha pra ela e diz: Não é por nada não, mas gato é bicho de tia solteirona.


Ela se virou, espantada com a observação do seu amigo. Ele voltou a olhar para o seu monitor, concentrado no seu trabalho, mas com um sorrizinho de canto de boca e uma sombrancelha meio levantada dando aquele ar de ironia que ela conhecia muito bem.

Justo ele, o único que sabia algumas particularidades da sua vida. Justo ele foi dizer uma coisa dessas! O pior é que ninguém contestou e ela permaneceu ali, muda, meio maus e pensando: 

- Até que aquele coelhinho branquinho não era nada mal. Ou um peixe, quem sabe.



4ªfeira - Dia de "PROGRAMINHA DE ÍNDIO!"



Sol da meia noite - Escandinávia


Se você vai à Escandinávia, parabéns. Tem bom gosto e dinheiro, pois é considerada uma das regiões mais caras do mundo, assim como evoluída. Mas como não existe gente perfeita, também não existe lugar perfeito e por consequência viagem perfeita.

Voce vai até lá, bem longe, lá no topo da Terra, pra ver o que? O famoso Sol da Meia noite!

Agora eu te pergunto: que tal? o sol é quadrado? É azul? Sorri pra você? Não? Então, amigo leitor, andou quilômetros de avião pra ver o mesmo sol que aparece todos os dias na sua janela...A diferença está apenas na hora em que ele está lá, e ainda por cima meio murchinho. A única coisa que você vai sentir é um sono danado por causa do fuso horário. Mais ou menos às duas da manhã ele dá uma abaixadinha, como se fosse seis e meia por aqui e você vai dormir. Se conseguir.

Toda essa "emoção" que pensava em sentir será abatida por uma sensação incômoda de ter que dormir na luz do dia. E reza bastante antes de ir, faz promessa, coloca o ovo na varanda pra Santa Clara para não estar um dia nublado como aconteceu com umas senhoras de Recife que eu conheci certa vez no avião. Segundo me contaram foram tão longe, mas tão longe e não viram sol nenhum pois o tempo estava encoberto. Foi então que, desiludidas, me confessaram que caíram em si quando estavam lá e pensando juntas acharam tudo aquilo uma besteira perto do sol maravilhoso que elas tem todos os dia em Pernambuco! A mais inconformada ainda suspirou: "Devíamos era ter ido pra Paris!"

terça-feira, 9 de março de 2010

3ª feira - LOOK DESASTRE TOTAL





ALGUÉM PODE ME DIZER QUEM VESTE A DANIELA MERCURY????????

2ª Feira - Dia de "FALTA ELEGÂNCIA NESSE MUNDO"



RECEBENDO A DEUSA EM CASA

Vamos supor que você está ficando. O cara parece legal. Saem, conversam, se divertem, transam, vai tudo caminhando bem. Aí um dia ele te convida para ir na casa dele, bater papo, tomar umas, ver um filme...
Lógico que vai rolar. Ninguém vai na casa do ficante, seja dele ou dela, achando que vai bater papo comer pizza e ver novela. Pra isso a gente fica em casa de camisola e meia.

Pois bem. Aqui vão algumas dicas para homens desavisados que recebem as suas pretendentes em casa.

1. A menos que o convite pelo telefone já tenha sido excitante, do tipo sacaninha mesmo, você pode abrir a porta e já ir tirando a roupa dela, afinal já rolou um clima no convite e os dois já estavam aquecidos.
2. Caso contrário, meu amigo, se você ligou e conversou como você fala com a sua irmã, receba a mocinha com mais calma. Mulher gosta de ser cortejada, bem tratada e como todo bom homem sabe, as preliminares são importantíssimas. Nada de ir agarrando a mulher como se ela fosse a maçaneta da porta, ir lambendo o pescoço e chamando a dita cuja de gostosa.

Deixe ela entrar e pelo menos colocar a bolsa em algum lugar.  Crie um ar romântico na casa, acenda uma velinha mas não exagera pra não criar um clima de velório. Tome um banho, faça a barba e passe um perfuminho. Não é só quem sai de casa que tem que se arrumar.  Encontrar o sujeito de camiseta velha, bermuda, descalço e oleoso, ninguém merece!

Ofereça uma bebidinha, uns queijinhos, uns aperitivos. Peça para ela escolher um DVD, bata papo, converse, pergunte, enfim, relaxe.

Depois, se vocês vão assistir AVATAR, comer pizza ou transar, é outra história. Mas mulher não pega no tranco, meu filho. Mulher repara em tudo. Como e'  a sua casa, os móveis, se você arruma a cama ou se ela "tomar ar" 24hs por dia,  se no banheiro tem papel higiênico, e por aí vai. Louça de 3 dias na pia, mergulhada naquela água suja cehia de detergente? Nem pensar!

Você pode ser o George Clooney tupiniquim, mas se tratar a sua amada do momento como uma sex delivery você tá lascado! A menos que vocês tenham combinado esta fantasia antes e ela tenha aparecido de corselet vermelho, voilà. Manda bala!

Eu sei que tem homem que acha tudo isso uma chatice e quer mais é ir direto aos finalmentes. Mas não seja assim tão selvagem. Curta um clime e você vai ver como é bom. 
Te garanto que o retorno será melhor ainda porque não tem mulher que não saiba retribuir um tratamento de princesa.

Mostre que você é um homem elegante, um gentleman.

Entendeu??????