quarta-feira, 25 de maio de 2011

RESPOSTA PARA UM LEITOR ENFURECIDO


Estou acostumada a receber os comentários das coisas que eu escrevo aqui no meu blog. Os bons e os ruins. Eu e meus seguidores damos muitas risadas juntos porque somos pessoas de bom humor e que levam a vida com muita leveza. Nunca fui politicamente correta e também nunca escondi isso de ninguém. Pelo contrário, assino embaixo tudo o que eu escrevo.
Mas infelizmente essa pessoa que comentou o meu post sobre a Casa Cor ficou tão enfurecida que resolvi responder as suas dúvidas.
Segue abaixo o post do tal ser que se chama "Biquini" e na sequência a minha resposta e algumas fotos, conforme me foi pedido.

Helena Perin
na verdade o seu nome deveria se chamar Helena perigo porque é um perigo deixar uma pessoa como voce circular pela cidade livremente criticando o trabalho de pessoas que pelo visto tem mais cultura que você.
Em tratando de decoração, o trabalho que você realizou não tem nada a ver com este setor e pelo visto apesar de ter trabalhado apenas em dois lugares na sua vida e não estar em nenhum deles, pelo visto deve ter sido mandada embora de ambos, no mínimo por falar mal de alguem ou do trabalho de alguem.
Os 25 anos que o Casa Cor representa este ano e todos os profissionais envolvidos transformaram o mercado brasileiro de arquitetura e decoração ao longo desses 25 anos no que é hoje.
Quando você foi a Casa Cor, já deveria saber o que significa a palavra mostra já que você tem tanta cultura, pois uma mostra assim como uma exposição ou uma vernissage ee para criar algo novo e diferente do normal, fazer, na grande maioria que o observador possa sonhar , mas para pessoas como você, onde o único sonho é ser uma pessoa negativa não há Picasso que fassa você entender o que é a arte.
Pense primeiro em decorar o seu rosto para que as pessoas tambem não possam ver defeito no que não pode ser mudado ou poste uma foto da sua casa para que todos possam ver o tão e quão chique e bem de vida você mora.
Use a verdade e mostre a sua casa pois duvido que para uma pessoa tão crítica e amarga como você, nenhum profissional de arquitetura ou decoração teria a paciência de decorar a gruta aonde você mora.

Caro(a) Biquini
Consigo entender porque você defende essa ideia de dar esses nomes infames aos ambientes da Casa Cor. Uma pessoa que se identifica como “biquini” não tem lá muito bom senso.
Quanto a minha cultura, segue abaixo um pouco da minha formação.
FAAP – Desenho Industrial e Comunicação Visual
ESPM – Pós Graduação em Propaganda e Marketing
Instituto Riccardo Bauer – Milão _ Itália – especialização em Design
IED – Fotografia publicitária
Instituto Brera – História da Arte (portanto adoro Picasso)
Nunca fui demitida de nenhum emprego. Sempre mudei de trabalho por receber melhores propostas, inclusive fora do país, e não sou do tipinho fofoqueira como você imagina. Atualmente também não estou desocupada, como você insinuou.  Hoje posso me dar ao luxo de trabalhar no meu “home office" desenvolvendo projetos para TV e publicidade.
E por fim, seguem abaixo as fotos de alguns detalhes da minha “gruta”, conforme me pediu, para você ver que não sou pobre nem muito menos uma nova rica, que decora a casa com objetos caros e impessoais e muitas vezes sem sequer saber o seu valor ou o nome do seu criador. Não vou mostrar o meu “cafofo” de maneira mais ampla porque tenho o direito de preservar a minha privacidade mas você está convidado(a) a vir tomar um vinho e comer uma boa massa comigo, uma vez que aprendi a cozinhar muito bem nos anos que vivi em Milão.
Aliás, falando em Milão, se você nunca foi, vá, e então, quem sabe, me dará razão. Todas a mostras, exposições e vernissage que eu frequentei, inclusive o Salone del Mobile, nunca tinham esses títulos estranhos para definir um trabalho tão importante, como você mesmo disse.
Outra coisa…."faça" se escreve com ç e não com ss.
Abaixo estão as fotos para matar a sua curiosidade.
 Este é um detalhe da minha cozinha, feita por um arquiteto. O piso é de resina, a bancada toda de vidro serigrafado, cooktop e forno elétrico.  Ah! A prateleira acima da pia acende para iluminar melhor a bancada enquanto eu cozinho.

Alguns detalhes de decoração. Réplica da obra de Andy Warhol comprada no MOMA de NY. Infelizmente o original não estava a venda. Café ILLY  e geléias sicilianas a base de bebidas alcoólicas para comer com queijo Camembert. Presentes trazidos da Itália pelos meus amigos que se hospedam na minha gruta. Vodka Absolut tiragem limitada. E lá no fundo um acendedor "fálico" de fogão, do Philip Stark.

 Mais dois pequenos detalhes da minha cozinha. Minha luminária Artemide Tolomeu que veio comigo de Milão e ilumina a minha mesa de jantar, e uma bandeja de prata de lei herdada da minha avó.


 Este é um detalhe da minha sala. Livros que comprei nas viagens que fiz pelo mundo, uma garrafa de Baccarat de família, um vaso em forma de bolsa de murano que eu trouxe de Veneza, um outro vaso herança de familia, objetos da minha viagem pela África, fotos...


 Mais alguns detalhes e o meu bar, onde não se pode ver, mas atrás dessas garrafas estão deitados e longe da luz os meus vinhos italianos que comprei na minha última viagem Gourmet pelo Piemonte.


 Meus santos protetores. O Santo Antônio é barroco em ouro vindo da igreja da fazenda da família na Bahia. A Santa Clara eu comprei na lojinha de uma Igreja porque sou devota.


 Nesse vidro eu guardo todas as rolhas do vinhos que já tomei e te garanto que não sou mulher de beber Almadén. Ao lado um detalhe da minha mesa de cabeceira que aliás é de mármore carrara e também perteceu a família. Porta jóias de prata, livros de arquitetura e fotos de viagens pela África e Ásia. Uma das pilhas de revistas de decoração que eu coleciono. Em cima mais duas heranças: vasos de Baccarat. E a direita um detalhe do meu home office com o chapéu que eu trouxe da Tailândia.


 Artesanatos do Quênia, onde fiz um sáfari fotográfico, e a minha amada e antiga câmera fotográfica PENTAX, com a qual fiz as melhores fotos de viagens pelo mundo. Livros, sempre livros.


 Meu tapete de zebra que veio comigo da África do Sul. Mas dessa vez fui politicamente correta e comprei um tapete com certificado. Ela não foi abatida para fins decorativos.


Minha paixão que me custou muito caro. Uma gravura com dedicatória do Carlos Paez Vilaró. 


 Meu lustre que comprei na High Tech em Milão


Detalhe do meu banheiro. Meus perfumes preferidos. Narciso Rodriguez, Fracas, Vision, Ralph Loren, Chanel e La Perla.


 Detalhe das minha amada coleção de caixinhas. Essas vieram da minha viagem pela Turquia e a bonequinha japonesa veio de Tóquio, mas tem aqui na Liberdade também. Livros, como sempre.
Detalhe da minha varanda, onde eu trabalho nos dias de sol.


E este é o Figo. Meu gato persa chinchila silver.





terça-feira, 24 de maio de 2011

DECORAÇÃO TEMÁTICA...

Estava eu navegando pela internet quando soube que começou a Mostra Casa Cor 2011. Sou apaixonada por decoração e resolvi ver as fotos da exposição.
De uns anos pra cá tem me chamado a atenção essa coisa que inventaram de decoração temática. Começou de maneira mais tímida com nomes como Quarto do casal, Cozinha gourmet, Biblioteca, Sala de ginástica etc. Enfim, nomes de ambientes que qualquer morador do Minha Casa Minha Vida tem no seu quitinete.
Mas de uns tempos pra cá, a meu ver,  essa moda perdeu a noção e virou uma cafonice de decoração temática. É um tal de quarto do menino rebelde, suite do casal em crise, lavanderia da Tia Anastácia, sala de TV do surdo mudo, e por aí vai.

Esse ano, a coisa extrapolou de vez.
Vamos às pérolas da Casa Cor 2011.



Esse ambiente se chama "Biblioteca do Ator". Cadê os livros? E porque "do ator"?  
Nunca vi biblioteca com TV de LCD, que aliás virou quadro. Não tem uma parede sem uma TV pregada. E essa, pra inovar, fez que nem nos shoppings, botou a TV em pé. Pra ver o que? O JN de lado?


Esse ganhou o prêmio de pior título. "Quarto do conquistador". Que coisa mais cafona....e se é pra pegação cadê o espelho no teto, o carpete vermelho e a banheirona de hidro????
 

Esse recinto se chama "Loft do homem moderno". Moderno porque? Porque tem moldura sem quadro na parede? Luminárias imitando rebatedor de estúdio fotográfico? Que aliás é o objeto temático mais brega que existe. 
Na concepção da pessoa que fez o tal loft, homem moderno é homem que trabalha como fotógrafo, diretor de TV ou cinema? Ok, e vc acha que o cara vai querer chegar em casa pra relaxar depois de 15hs dentro de um estúdio e encontrar o mesmo ambiente? É a mesma coisa que um médico ter o quarto decorado como se fosse um centro cirúrgico, minha filha....


Esse aqui é o "Louge do Músico". Deve ser de músico brega porque esse monte de disco de ouro e esse trono de vime a la "Miss Universo" é o Ó.



Aqui segundo diz a plaquinha é "Terraço dos Namorados". Então eles brigaram....porque as cadeiras ficam a 100m de distância uma da outra e a cama é de solteiro. Aliás não é cama pra dormir, é pra fazer massagem. E o sexo, aonde rola?


 "Refúgio Contemporâneo". Isso quer dizer exatamente o que? A casa onde morava o Bin Laden?


Finalmente, quando achei que não teria nada mais de inusitado, encontrei o "Quarto da menina vaidosa". Depois dessa parei de ver as fotos com medo de encontrar o "Quarto do menino com síndrome do pânico"!!!!!