sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

TV NO BAR - Quem inventou essa moda?


 

Que brasileiro adora imitar americano todo mundo sabe. Mas o que as pessoas ainda não perceberam é que tem muita coisa "made in USA" que não rola. Uma delas é essa febre de TV de plasma em tudo que é bar, restaurante, quilo, mercearia, açougue e até em posto de gasolina.
Mas o que mais me incomoda é a maldita TV nos bares.
Semana passada marquei com uma amiga que não via há anos, um papo acompanhado  de um bom choppinho em um bar bem legal. Nada de pé pra fora e sim um lugar bem descoladinho. "mudernoso" e bem decorado.
E qual não foi meu desespero quando a "hostess" me colocou sentada numa mesa bem localizada, confortável mas de frente, praticamente de cara, com uma TV de Plasme de 150 polegadas.
Minha amiga, que chegou em seguida se sentou de costas. Sorte a dela. Ou azar.

Gente....eu persigo a novela das oito, que agora é das nove. Passione.  Eu assisto Jornal Nacional apesar daquela boca meio torta da Fátima Bernardes me dar uma aflição danada. Mas se eu decidi sair de casa é porque eu não queria ver TV naquele dia. Mas como eu consigo não olhar pra Clara brigando com o Totó se eles estão ali, enormes, na minha frente? Lógico que eu queria saber o que estava rolando. Será que ele descobriu que ela estava mentindo de novo? E justo nesse dia o Gerson ia contar pro médico o problema dele. E eu ali, vendo mas não ouvindo. Tentando dar atenção à minha amiga que me atualizava a sua vida nos últimos 10 anos mas querendo saber do babado na novela.  Enfim, queria manter um olho no peixe e outro no gato.
Lógico que a minha amiga, a uma certa altura, não só percebeu que eu não dava um piu, coisa rara porque eu falo mais que o homem da cobra, como meu olhar, num impulso incontrolável, se dirijia um pouco acima da sua cabeça, na TV de Plasma. E foi quando o Gerson apareceu num close enorme, assustado ou nervoso, não sei porque não consegui ouvir a conversa dele com o médico, que a minha amiga sacou o meu dilema, parou de falar da sua vida e me perguntou sutilmente. Você, que escreve roteiros, o que acha que é o segrego do Gerson?

Eu queria me enfiar debaixo da mesa, sumir, correr pra casa, ligar a TV e ver o que ele, o Gerson, falou pro seu psiquiatra. Mas fui educada, esnobe e mentirosa, e disse: Não faço idéia, não sigo muito essa novela, porque eu morei na Itália, falo italiano e dói no meu ouvido esse povo falando tudo errado.

Aliás, um parênteses. A rede Globo, com toda a verba que tem pra produzir uma novela, não podia ter estudado um pouco melhor a língua e a cultura italiana pra saber que stronzo significa "merda",  palavra que não se diz que pai para filho, que não se chama uma pessoa de schifosa, que dizer que "una persona é buona" quer dizer que ele gostosa e não boa. Isso sem falar que o povo toscano é o povo mais elegante da Itália portanto você nunca vai ver aqueles barracos napolitanos que rolam na casa da Gemma.

Voltando aos donos de bares e restaurantes. Se vocês acham chique pendurar uma TV de LCD, Plasma ou 3D no seu estabelecimento, por favor, coloque num canal de videoclips, ou gaste um pouco mais e enfia no DVD um show qualquer. Mas colocar na novela é covardia porque não tem amizade, namoro ou paquera que vença Totó Mattoli.

DÚVIDAS QUE ME ATORMENTAM:
Gemma e Clara foi sacanagem do autor? E ninguém na novela ainda sacou que OTABOL é LOBATO ao contrário?