sexta-feira, 12 de março de 2010

6ª FEIRA - "EU JURO QUE VI"

ADEUS GLAUCO!



Fiquei chocada ao ler hoje de manhã sobre o assassinato do cartunista Glauco e do filho dele, vítimas de um assalto. Mais um. Dentro da própria casa.

Quem acha que não conhece o Glauco, engana-se. Quem nunca leu uma tirinha da Dona Marta, do Geraldão, do Casal Neuras....

Glauco tinha um talento único, tanto é que Angeli e Henfil não hesitaram em apadrinhá-lo logo que o conheceram.

Sempre fui sua fã, até que um dia, há muitos anos atrás, tive a oportunidade de fazer um trabalho com ele para uma exposição. Naquela época ele não sabia nada de computação gráfica, e fui a sua mão desenhando suas idéias no computador. Ele bem que queria desenhar mas ficava nervoso e me lembro bem que tentou várias vezes rabiscar com o mouse mas seus personagens se tornavam irreconhecíveis. Ficava ainda mais nervoso e ria ao mesmo tempo. Seu negócio, como dizia ele, era o papel e o lápis mesmo.
Foi muito divertido e cheguei a brincar com ele dizendo que publicaria seus desenhos feitos no computador para todo mundo ver. Ele me fez jurar que não faria isso e infelizmente tive que deletá-los na sua frente para que acreditasse.
Rimos muito juntos. Ele não imaginava que estava na frente de uma fã, orgulhosíssima da oportunidade de desenhar junto com ele, oportunidade essa que nunca me esqueci. Lembro como se fosse hoje. E olha que isso foi lá pelos meados de 1992.
Quanto tempo....
No final do trabalho, depois de algumas semanas de muitos desenhos, boas risadas, cafezinhos e bate papo, o trabalho ficou pronto e junto com outros artistas, lá estava ele participando da I Mostra de Computação Gráfica, meio cabreiro com o resultado, mas feliz.

Nunca mais tive contato com ele, mas continuei sua fã e lendo diariamente na Folha as suas tirinhas hilárias. E vou continuar lendo, mesmo que daqui um tempo elas comecem a se repetir, porque infelizmente ele não está mais aqui para deixar meu dia, logo pela manhã, durante o café, mais divertido.

Espero, sinceramente que esses assassinos tenham o mesmo fim. Que sejam pegos por essa polícia que mais remedia do que previne.

Glauco tinha razão quando criou um dos seus presonagens, o Zé do Apocalipse. E´o fim do mundo....mas sem nenhuma graça.

Sem comentários:

Enviar um comentário