terça-feira, 24 de maio de 2011

DECORAÇÃO TEMÁTICA...

Estava eu navegando pela internet quando soube que começou a Mostra Casa Cor 2011. Sou apaixonada por decoração e resolvi ver as fotos da exposição.
De uns anos pra cá tem me chamado a atenção essa coisa que inventaram de decoração temática. Começou de maneira mais tímida com nomes como Quarto do casal, Cozinha gourmet, Biblioteca, Sala de ginástica etc. Enfim, nomes de ambientes que qualquer morador do Minha Casa Minha Vida tem no seu quitinete.
Mas de uns tempos pra cá, a meu ver,  essa moda perdeu a noção e virou uma cafonice de decoração temática. É um tal de quarto do menino rebelde, suite do casal em crise, lavanderia da Tia Anastácia, sala de TV do surdo mudo, e por aí vai.

Esse ano, a coisa extrapolou de vez.
Vamos às pérolas da Casa Cor 2011.



Esse ambiente se chama "Biblioteca do Ator". Cadê os livros? E porque "do ator"?  
Nunca vi biblioteca com TV de LCD, que aliás virou quadro. Não tem uma parede sem uma TV pregada. E essa, pra inovar, fez que nem nos shoppings, botou a TV em pé. Pra ver o que? O JN de lado?


Esse ganhou o prêmio de pior título. "Quarto do conquistador". Que coisa mais cafona....e se é pra pegação cadê o espelho no teto, o carpete vermelho e a banheirona de hidro????
 

Esse recinto se chama "Loft do homem moderno". Moderno porque? Porque tem moldura sem quadro na parede? Luminárias imitando rebatedor de estúdio fotográfico? Que aliás é o objeto temático mais brega que existe. 
Na concepção da pessoa que fez o tal loft, homem moderno é homem que trabalha como fotógrafo, diretor de TV ou cinema? Ok, e vc acha que o cara vai querer chegar em casa pra relaxar depois de 15hs dentro de um estúdio e encontrar o mesmo ambiente? É a mesma coisa que um médico ter o quarto decorado como se fosse um centro cirúrgico, minha filha....


Esse aqui é o "Louge do Músico". Deve ser de músico brega porque esse monte de disco de ouro e esse trono de vime a la "Miss Universo" é o Ó.



Aqui segundo diz a plaquinha é "Terraço dos Namorados". Então eles brigaram....porque as cadeiras ficam a 100m de distância uma da outra e a cama é de solteiro. Aliás não é cama pra dormir, é pra fazer massagem. E o sexo, aonde rola?


 "Refúgio Contemporâneo". Isso quer dizer exatamente o que? A casa onde morava o Bin Laden?


Finalmente, quando achei que não teria nada mais de inusitado, encontrei o "Quarto da menina vaidosa". Depois dessa parei de ver as fotos com medo de encontrar o "Quarto do menino com síndrome do pânico"!!!!!

3 comentários:

  1. Helena Perin
    na verdade o seu nome deveria se chamar Helena perigo porque é um perigo deixar uma pessoa como voce circular pela cidade livremente criticando o trabalho de pessoas que pelo visto tem mais cultura que você.
    Em tratando de decoração, o trabalho que você realizou não tem nada a ver com este setor e pelo visto apesar de ter trabalhado apenas em dois lugares na sua vida e não estar em nenhum deles, pelo visto deve ter sido mandada embora de ambos, no mínimo por falar mal de alguem ou do trabalho de alguem.
    Os 25 anos que o Casa Cor representa este ano e todos os profissionais envolvidos transformaram o mercado brasileiro de arquitetura e decoração ao longo desses 25 anos no que é hoje.
    Quando você foi a Casa Cor, já deveria saber o que significa a palavra mostra já que você tem tanta cultura, pois uma mostra assim como uma exposição ou uma vernissage ee para criar algo novo e diferente do normal, fazer, na grande maioria que o observador possa sonhar , mas para pessoas como você, onde o único sonho é ser uma pessoa negativa não há Picasso que fassa você entender o que é a arte.
    Pense primeiro em decorar o seu rosto para que as pessoas tambem não possam ver defeito no que não pode ser mudado ou poste uma foto da sua casa para que todos possam ver o tão e quão chique e bem de vida você mora.
    Use a verdade e mostre a sua casa pois duvido que para uma pessoa tão crítica e amarga como você, nenhum profissional de arquitetura ou decoração teria a paciência de decorar a gruta aonde você mora.

    ResponderEliminar
  2. Sobre a Biblioteca do Ator, lá vai:
    Bibliotecs sem livros Helena? Melhor você procurar fotos de outros ângulos do ambiente, assim encontrará ALGUNS livros. É proposital existir poucos livros neste ambiente, e vou te explicar porque: “Apresentar uma nova forma de leitura”. Essa é a ideia principal da arquiteta para a Biblioteca do Ator.
    Para criar esse projeto, a profissional fez um estudo histórico de como o ser humano, no decorrer do tempo, foi mudando a forma de leitura. A partir disso, ela sugere um novo marco.
    Com o surgimento dos tablets, acompanhado da nova forma de leitura de textos, revistas, jornais e livros, a biblioteca multifuncional apresenta duas telas de 32 polegadas que posicionadas verticalmente fazem o papel de grandes tabletes e são através delas que se faz a leitura.
    Mas porque o nome Biblioteca do Ator?
    A inspiração para o projeto foi em um ator e apresentador, que é o usuário deste ambiente e referência que direciona o trabalho para atender a uma única pessoa, deixando assim de ser genérico.
    Não esqueça de citar em seus próximos posts, a preocupação que todos arquitetos tiveram com a sustentabilidade.

    Obrigado,

    Assessoria de Imprensa

    ResponderEliminar
  3. Olá...procurando sobre o assunto encontrei seu blog. Adorei a sua abordagem, essas mostras de decoração dando nomes aos ambientes é terrível. E fazem colocações na decoração estranhas mesmo, mas na verdade querem mais é mostrar tendência e acabam se perdendo. abs
    Como profissional meu foco no temático é outro...mas adorei seus comentários e fotos!

    ResponderEliminar