quarta-feira, 13 de abril de 2011

EM INGLÊS FICA MAIS CHIQUE?





Essa mania de por nome em inglês é a coisa mais cafona que existe. Em plena Avenida Santo Amaro, reduto de oficinas mecânicas, casas suspeitas e uma das avenidas mais horrorosas de São Paulo, eis que vejo esta pérola linguística. O tio monta a sua oficina, até que capricha na fachada, toda em madeira, e coloca lá o seu ofício: Martelinho de Ouro, que para quem não é profissional da área, eu explico o que significa. É um jeito de consertar aquele amassadinho chato que apareceu não se sabe como no seu carro. A coluna do prédio andou, a vizinha loira que não aprende a estacionar dentro da faixa ou o afobadinho que deu com a porta do carro dele na sua.
Enfim, um trabalhinho de chinês presidiário que consiste em ficar martelando a lataria até ela voltar ao formato original de fábrica. Um ofício que não requer curso superior, PHD, MBA nem fluência em outras línguas, apenas uma baita paciência.
E o sujeito vai lá e escreve na fachada: MARTELINHO DE OURO - THE AUTOMOTIVE CONVENIENCE.

Sorry, but.... SAY WHAT?

Automotive convenience. Vamos ao infame Google Tradutor e eis que aparece: "Conveniência Automóvel".

Então tá. Mas convém, nesse caso, perguntar porque então ele já não colocou logo tudo em inglês:
"SMALL HAMMER GOLD" -  THE AUTOMOTIVE CONVENIENCE.
Ou então em português curto e grosso:
"MARTELINHO DE OURO - A GENTE CONSERTA NA PORRADA!

11 comentários:

  1. Concordo em gênero,número e grau.No Brasil o idioma oficial é o Portugues,que,coitado é judiado...E ainda somos forçados a ver,como voce bem disse : essas "pérolas linguisticas",que para quem tem o Ingles como idioma nativo,deve ser uma afronta.Explico: nem sempre a frase em Portugues tem tradução literal em Ingles.E vice-versa.Daí não está certo nem em um idioma ,nem em outro.Isso não é nada elegante.Aproveitando o ensejo:o verbo consertar é objeto de erros ,para a maioria dos brasileiros.nesse caso quero crer que foi erro de digitação.Estou desculpada?

    ResponderEliminar
  2. disse tudo!!!o comentário da Augusta tb é mara!

    ResponderEliminar
  3. Ai Helena... você óóóóótema!!!!
    Dá uma passadinha lá no Idéias e Panos COUNTRY DOLLS querida...

    KISSES

    ResponderEliminar
  4. helena acabeii de ver vc na tv falando do modo de se vestir, lógico.
    Porem eu queria saber sobre a moda masculina, onde é legal comprar roupa, como transar essas roupas, ou alguem site q fale bastante da moda masculina, pois eu nao acho nada legal. A detalhe sou adolescente, 20 anos. Se vc puder me responder por email eu agradeço vc muito.
    Admiro e adoro muito o seu trabalho e suas criticas ahahahah, hj vc chamou uma de fofinha.

    Email: cofrenamao@hotmail.com

    ResponderEliminar
  5. Mas na sua frase "A gente concerta na porrada" é conserta com "S", concerto com "C" é concerto de música, não de consertar carro...

    ResponderEliminar
  6. Pronto gente,o CONSERTA foi consertado,rssrsrr.Valeu,Helena,cada dia mais "curto" o seu Blog.Recado pra Elane,Mulher de fases: obrigado pelo "mara" do meu comentário.

    ResponderEliminar
  7. Tudo bem você achar cafona o "ofício" em inglês,
    Mas tirar onda como crítica no que você não entende e tentar explicar usando também uma pérola linguística de sua autoria "Chinês presidiário", aí é demais, você mesma reconhece que o trabalho é de extrema paciência e fecha o texto "A GENTE CONSERTA NA PORRADA!", pesquise melhor sobre Martelinho de Ouro. Falar de você? peço licença para usar sua frase cafona "Sorry, but.... SAY WHAT?".

    ResponderEliminar
  8. Ofensivo para quem lê e trabalha na área...como se fosse um oficio de incapacitados. Desculpe, sou médica e fisioterapeuta e não me acho melhor ou pior do que aqueles que não tiveram a oportunidade ou não quiseram ir adiante dos seus estudos. Concordo com o uso excessivo de termos em inglês, mas achei péssima a sua colocação diante da profissão dos outros.

    ResponderEliminar
  9. Trabalho em uma montadora de automóveis e tenho um ótimo emprego! Fiz curso de martelinho de ouro e pintura por hobby, hoje estou abrindo a minha oficina. Pelo que escreveu está claro o seu menosprezo pela profissão, então sua ignorante procure se informar melhor sobre essa profissão digna que rende muito com um futuro promissor! O que não é digno é você usar termos para rebaixar a profissão em seu blog!
    Guarde seus comentários estúpidos pra você mesma.

    ResponderEliminar
  10. Apesar de ser um "Presidiário chines" ou (martelinho de ouro) a mais de 10 anos e ganhar uma media de 20.000,00 por mês, não achei legal as criticas feita na minha profissão, não sei em que a nossa amiga Helena trabalha e se é formada em algo, mas no meu caso que não sou formado em nenhuma universidade e também de não tem MBA e etc.. mas gosto da minha profissão! Você pode até criticar uma pessoa, mas não pode falar mau de milhares de profissionais que diariamente vem fazendo um brilhante trabalho!
    ah! quando precisar de um marteli... um presidiário chines.. não apareça na minha loja porque vou resolver na PORRADA!!!

    ResponderEliminar