terça-feira, 11 de maio de 2010

4ª Feira - "PROGRAMINHA DE ÍNDIO"

  

MESÁRIO NAS ELEIÇÕES


Me desculpem os patriotas, os democráticos, os candidatos, os bate peito, enfim, toda a turma da política mas ninguém me convence, nem mesmo esse filme que foi veiculado outro dia na TV de que trabalhar como mesário não é um programa de índio.

A tal da Justiça eleitoral já me pegou para essa função duas vezes, portanto tenho experiência para contar como é.

Primeiro. Ele colocam, não me lembro bem se 5 ou 6 pessoas por sala para fazer um serviço no qual 3 mortais seria mais que suficiente.

Segundo. Você fica lá o dia todo e não te dão nem vale transporte nem vale refeição. Cada um que se vire. Muito patriótico....

Terceiro. O voto é facultativo para quem tem mais de 70 anos. Mas mesmo que o ser humano já tenha "cantado e subido" porque nasceu em 1870, o título de eleitor dele ainda deve existir porque a ficha eleitoral continua lá e todos os mesários tem que ficar até o final do dia esperando a tal alma penada aparecer para apertar o botão. Mesmo que todas os eleitores daquela sala já tenham comparecido.

Quarto. Acesso para idoso ou deficiente físico? Esquece. Os mesários que se virem para ajudar o cidadão a chegar até a sua zona para votar.

Quinto. A tia que chega lá  e fica uma hora e meia atrás daquela caixa de papelão porque esqueceu o número do candidato. E você, mesário, morrendo de vontade de ir lá dar uma mãozinha, mas não pode. Ela tem o direito de ficar tentando o dia todo se quiser. E a fila cresce....e o povo reclama...e você ali, trabalhando de graça.

Sexto. A mala radical. É aquela pessoa que tá careca de saber que boca de urna é proibido e chega pra votar vestindo a camiseta do partido com a cara do candidato estampado no peito. Você diz que não pode entrar e a pessoa dá barraco. Diz que vai votar de qualquer jeito, que isso é democracia, que ele tá pagando (?), sei lá mais o que. O pior é que sem camisa também não pode. Só de sutiã, como uma senhora ameaçou uma vez, também não pode. Mas se virar a camiseta do avesso, pode.
Pode????

E então, eu chego em casa,  ligo a TV e vejo esse filminho triste, com esse sujeito com cara de certinho, dizendo que tem orgulho de ser mesário, que não é mico e que assim ele colabora para a nossa democracia.
Ahã....


Sem comentários:

Enviar um comentário